Categorias:

Descubra como a terapia cognitivo-comportamental tem ajudado cada dia mais pessoas nos últimos anos.

Imagem do avatar de
Publicado por Saint Beauté

Descubra como a terapia cognitivo-comportamental tem ajudado cada dia mais pessoas nos últimos anos.

Uma terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo comum de psicoterapia. Você trabalha com um conselheiro de saúde mental (psicoterapeuta ou terapeuta) de forma estruturada, frequentando um número limitado de intervalo. A TCC ajuda você a se conscientizar de pensamentos imprecisos ou negativos para que possa ver as situações desafiadoras com mais clareza e responder a elas de maneira mais eficaz.

A TCC pode ser uma ferramenta muito útil – sozinha ou em combinação com outras terapias – no tratamento de transtornos de saúde mental, como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou transtorno alimentar. Mas nem todo mundo que se beneficia da TCC tem um problema de saúde mental. Um TCC pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar qualquer pessoa a aprender como gerenciar melhor as situações de vida estressantes.

Além de transtornos mentais, ela pode ajudar você a:

Aprender técnicas para lidar com situações estressantes da vida;

Identificar maneiras de gerenciar emoções;

Resolver conflitos de relacionamento e aprender maneiras de comunicar-se;

Lidar com a tristeza ou a perda;

Superar traumas emocionais relacionados a abuso ou violência;

Lidar com uma doença médica;

Entre muitas outras questões.

O segredo é encontrar um terapeuta qualificado que possa combinar o tipo e a intensidade da terapia com suas necessidades.

Aborde a terapia como uma parceria, pois ela é mais eficaz quando você é um integrante ativo e participa da tomada de decisões. Certifique-se de que você e seu terapeuta concordam sobre as principais questões e como estas serão abordadas. Juntos, vocês podem definir metas e avaliar o progresso ao longo do tempo.

Seja aberto e honesto. O sucesso com a terapia depende da sua disposição de compartilhar seus pensamentos e experiências e estar aberto a novos insights e maneiras de fazer as coisas. Se você está relutante em falar sobre certas coisas por causa de emoções dolorosas, constrangimento ou medos sobre a reação de seu terapeuta, informe-o sobre suas reservas.

Por fim, siga seu plano de tratamento. Se você se sentir deprimido ou sem motivação, pode ser tentador pular como preparação de terapia. Isso pode atrapalhar seu progresso. Participe de todas as sessões e reflita sobre o que deseja discutir.

Não espere resultados instantâneos. Trabalhar em questões emocionais pode ser doloroso e geralmente requer muito trabalho. Não é incomum sentir-se pior durante a parte inicial da terapia, quando você começa a enfrentar os conflitos do passado e do presente. Você pode precisar de várias sessões antes de começar a ver melhorias.

Faça sua lição de casa entre as sessões. Se o seu terapeuta pedir que você leia, cumpra um diário ou faça outras atividades para suas atividades regulares de terapia, prossiga. Fazer essas tarefas de casa o ajudará a aplicar o que aprendeu na preparação de terapia.

Siga as instruções, manter a consistência e, se precisar, conte com nossa equipe para acompanhar você nessa jornada.