Categorias:

Cuidados especiais com a pele do rosto em tempos de pandemia

Imagem do avatar de
Publicado por Saint Beauté

Cuidados especiais com a pele do rosto em tempos de pandemia.

Muitos trabalhadores em locais como salões de beleza, restaurantes, lojas de varejo e na área de saúde usam máscaras durante seus turnos durante a pandemia de COVID-19, essa atitude é imprescindível para ajudar a reduzir a disseminação do coronavírus.

Mas, por mais útil que seja, o uso de máscara pode causar irritações na pele do nariz, queixo, bochechas e até mesmo atrás das orelhas. Algumas pessoas desenvolvem coceira ou erupção na pele. Condições de suor ou umidade sob a máscara podem causar acne e outros problemas de pele. Para aliviar essas complicações do uso de máscara durante a pandemia COVID-19, listamos algumas dicas a seguir :

Adote uma rotina regular de cuidados com a pele. Limpe e hidrate o rosto antes e depois de usar uma máscara. Escolha produtos que não obstruam os poros da pele.

Não use produtos com petrolato, no entanto. O petróleo é um ingrediente comum em cremes e pomadas “pesados”, como a vaselina. Ele pode atrapalhar o funcionamento da máscara, especialmente as máscaras N95 usadas por alguns profissionais de saúde. Se sua pele tende a ser oleosa, opte por um hidratante solúvel em água.

Use uma pomada ou curativo de barreira (tipo bandaid) para prevenir ou aliviar as lesões cutâneas causadas pela pressão ou fricção das máscaras, uma fina camada de óxido de zinco pode acalmar e proteger a pele. O óxido de zinco é um protetor da pele frequentemente usado para assaduras ou pele severamente rachada. Use-o na ponte do nariz ou atrás das orelhas.

Você também pode tentar colocar um curativo entre os pontos de pressão da pele e a máscara. Pergunte ao seu médico dermatologista sobre curativos que proporcionam alívio refrescante e se adaptam à pele, ao mesmo tempo em que permitem o uso de máscara apropriada.

Se formar uma bolha, mantenha-a limpa e aplique uma pomada adequada (somente sob prescrição médica). Use um curativo para criar uma barreira protetora entre a bolha e a máscara.

Se você desenvolver acne, limpe a pele regularmente. Use um hidratante solúvel em água. Procure produtos para o tratamento da acne que contenham peróxido de benzoíla ou ácido salicílico. Além disso, evite espremer espinhas, que podem contribuir para a inflamação e infecção da área.

Não desista de lavar as mãos e usar máscaras, pois essas são medidas críticas de prevenção contra o COVID-19 . Enquanto isso, seguir as etapas descritas acima pode ajudar a proteger sua pele.

Se você desenvolver pele rachada que começa a sangrar, as bolhas se transformam em úlceras ou infeccionam. Caso apresente uma reação cutânea grave, fale com o seu médico dermatologista imediatamente. A pele danificada pode aumentar o risco de infecção e pode exigir mais do que cuidados domiciliares. O tratamento pode incluir medicamentos prescritos e terapias para a pele.